Harmonizações simples para uma páscoa em casa
- Luvino Vinhos
- 22 de abr. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de abr. de 2020
Combine vinho e comida e se inspire para o feriado com seis dicas certeiras de como harmonizar
A páscoa desse ano será um pouco diferente. A data comemorativa que em 2020 cai no dia 12 de abril será mais reservada, com o pessoal de casa, na presença de pouca gente. Em meio a tudo isso, uma paixão é que não pode ficar de fora: seu vinho favorito.
E como nesses tempos a ideia é harmonizar a bebida com ingredientes simples que se tem na despensa e na geladeira, criamos um guia para harmonizar vinho e comida.
Afinal, não há muito mistério na hora de harmonizar vinho e comida, mas pequenos cuidados devem ser adotados, como por exemplo, analisar o peso e a textura tanto do vinho a quanto da comida.
Harmonização por cor
Esse tipo de harmonização é ideal para quem está iniciando no mundo dos vinhos, pois é bem fácil de gravar.
Carne de porco, camarão e lagosta vão bem com vinho rosé; carne branca ou massas ao molho branco, com vinho branco; e carne vermelha ou massas de molho vermelho, com tintos.
Aqui é preciso atenção quanto à intensidade do prato e do vinho, que devem estar sempre em harmonia. Para pratos menos gordurosos, um exemplar mais leve e para os untuosos, vinhos mais estruturados.
Ex.: risoto de camarão com um rosé mais encorpado, enquanto camarão no vapor vai bem com um mais leve.
Harmonização por aromas e sabores
Vinhos de aromas e sabores mais complexos vão bem com carne de caça. Nessa harmonização, destacam-se notas de couro, incenso, tabaco, castanhas, que se complementam muito bem com carne de javali, coelho, cordeiro e faisão.
Atenção ao molho
O molho é muito importante! Atente-se a ele sempre que fizer parte do prato, porque na carne, na salada e na massa é o que dita a regra geral.
O tipo de massa, por exemplo, não faz diferença na harmonização, mas o molho sim. O esquema geral também se aplica: molhos leves, com vinhos mais leves; já molhos encorpados, como o matriciana, ficam melhor com exemplares estruturados.
Casamento perfeito
A páscoa pode ser uma excelente oportunidade para se colocar em prática um clássico: frutos do mar vão super bem com espumantes. Até mesmo o bacalhau fica uma delícia com espumantes. Escolha o seu.
Saia do trivial
Normalmente, harmoniza-se uma bela tábua frios com vinhos tintos. Porém, alimentos ricos em gordura combinam muito mais com vinhos brancos, já que a acidez contrapõe a untuosidade.
Siga seu coração
Paladar pessoal. Embora várias dicas ajudem, vale a pena ter suas próprias experiências. Se você gosta de pipoca com espumante, sopa com rosé, sushi com tinto, não importa. O que vale é a sua satisfação, afinal, cada paladar se comporta de uma forma diferente. E o importante, mesmo, é que sua páscoa seja deliciosa. E em ótima companhia. Mesmo que virtual.
E o chocolate?
Quer combinar o seu vinho com chocolate? Então confira aqui os momentos em que vinho e chocolate são uma combinação perfeita.
Wine Em Casa
Aproveite o projeto Wine Em Casa, com receitas, inspirações, promoções e muito conteúdo para mergulhar no delicioso mundo do vinho sem sair de casa.

Escrito por: Wine
#Comida #Dicas #Fiqueemcasa #Food #Harmonização #Páscoa #Vinho #Wine #Wine em Casa