Série uvas – Tudo sobre a Tinta Roriz ou Tempranillo
- Luvino Vinhos
- 22 de abr. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de abr. de 2020
Dia 14 de novembro é International Tempranillo Day e nada melhor do que conhecer mais dessa uva que em Portugal é conhecida como a Tinta Roriz
Originária do norte da Espanha, onde é conhecida como Tempranillo, a Tinta Roriz é uma das poucas variedades a ser valorizada nos dois lados da fronteira espanhola e portuguesa. E não são somente esses nomes que ela tem. Nas regiões do sul de Portugal, como o Alentejo, é chamada de Aragonês. Tinta Roriz é utilizado apenas no Douro e no Dão. Já na região de Lisboa, é chamada de Abundante. Em território espanhol, além de Tempranillo, pode aparecer como Tinto Fino, Tinta de Toro, Tinto del País, Ull de Llebre e Cencibel. Na Espanha, que é hoje o terceiro maior produtor de vinhos no mundo, atrás apenas da Itália e da França, a Tempranillo é a uva tinta que se destaca dentre as demais variedades cultivadas no país. Seu nome vem da palavra espanhola “temprano”, que significa “cedo”, e faz referência ao seu amadurecimento precoce, pois normalmente é uma das primeiras uvas tintas a ser colhida, uma faceta que a torna versátil e apta para ser cultivada em climas diferenciados. Além disso, pode ser encontrada também na Califórnia, Argentina e Austrália, podendo haver variações no nome. Para reconhecê-la, o jeito é ficar de olho nas suas características e nas dos vinhos que dá origem.
Características da uva Tinta Roriz – É uma variedade com amadurecimento precoce, tanto que o seu nome em espanhol, Tempranillo, vem da palavra temprano, que significa “cedo”. – Suas vinhas são marcadas pela boa adaptação em diferentes climas e solos, mas mostra melhor expressão em climas quentes e secos, e solos arenosos ou argilo-calcários. – Tende a ser misturada com outras variedades, normalmente Touriga Nacional e Touriga Franca, e também com Trincadeira e Alicante Bouschet, no Alentejo. Também é muito utilizada no vinho do Porto e em vinhos das denominações do Douro. – Seus vinhos, geralmente, são ricos e mesclam elegância com robustez; evidenciam a presença marcante de frutas vermelhas e sabor picante; são aromáticos, bem estruturados e desenvolvem complexidade com a idade.
International Tempranillo Day
Dia 14 de novembro é comemorado o International Tempranillo Day e nada melhor do que celebrar degustando um bom vinho! Confira ao lado uma seleção de ótimos rótulos espanhóis e portugueses. Escolha o seu!

Escrito por: Wine